09 novembro, 2011

O consórcio com o girassol é possível entre culturas vegetais

Desde o início do cultivo do girassol houve um mito de que o mesmo não suportava consórcio com outras culturas, pois bem, diversas pesquisas na área mostram que isso não passa de um mito, visto que várias culturas podem ser consorciadas com o girassol, como é o caso do feijão, do eucalipto e da brachiaria ruziziensis. É bem verdade que algumas culturas não podem ser consorciadas com o girassol, devido ao seu caráter competidor, até algumas plantas daninhas enfrentam dificuldades em se estabelecer.
Nesse contexto, exemplifiquemos o consórcio do girassol com o feijão, duas culturas de grande importância e de características distintas que se somam para se beneficiar e beneficiar o pecuarista. O primeiro tem como característica de ser fixador de potássio (K), um macronutriente essencial para qualquer planta, essa fixação se deve aos restos culturais rico em K. Já o outro é bastante conhecido pela fixação biológica de nitrogênio (N). O somatório desses dois macronutrientes é excelente para esse consorcio.
O segredo desse consórcio está nas características distintas das culturas, tendo em vista que o ciclo reprodutivo do feijão é menor que do girassol (aproximadamente 60 e 90 dias respectivamente), isso possibilita que os nutrientes disponibilizados pelo feijão sejam aproveitados pelo girassol, quando o mesmo for colhido. Outro fator importante desse consórcio é a altura das culturas, como o feijão é menor que o girassol, a competição por luz inexiste.
Parece um casamento perfeito, contudo, assim como qualquer consórcio de culturas, esse deve ser feito sob orientações corretas, objetivando a máxima produção e o sucesso do mesmo.
Consórcio de eucalipto e girassol
Fonte: http://www.osollo.com.br/fotos/Plantio-casado

Embrapa demonstra que girassol tolera bem a seca no semiárido




“Enquanto o milho e o feijão sofreram nesses últimos 20 dias de estiagem no Nordeste, o girassol se destacou pela sua capacidade em tolerar períodos de seca”. Foi o que constatou o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Ivênio Rubens de Oliveira.

O pesquisador acrescenta ainda que o girassol, testado e plantado na região semiárida de Sergipe, necessita de pouca água durante os primeiros 30 dias após a semeadura. Sua tolerância à estiagem é decorrente também do seu sistema radicular que vai buscar água em partes mais profundas do solo.

“O girassol se comporta muito bem no solo e clima do semiárido e se apresenta como uma alternativa viável para a região, principalmente em plantios consorciados com o feijão e como rotação de cultura com o milho” complementa ele.

O Estado de Sergipe tem uma área considerável com lavouras de milho. São 180 mil hectares cultivados com produtividade crescendo a cada ano.

No entanto, todo o sucesso e lucro no cultivo do milho cobrarão seu preço no futuro próximo, pois como toda monocultura, haverá problemas sérios de pragas e doenças que não tardarão a aparecer, além de outros problemas com relação ao manejo e conservação do solo.

Por esse motivo, o pesquisador Hélio Wilson, também da Embrapa Tabuleiros Costeiros, recomenda alternar a cultura do milho com o girassol que, além de tolerar muito bem à seca, tem mercado garantido como biocombustível, ao extrair o óleo de suas sementes, e na sua sobra, a torta, como também o caule e folhas, são muito úteis na alimentação animal.

Os pesquisadores da Embrapa indicam as cultivares de girassol M734, Helio 358, Embrapa 122, BRS 321, BRS 322, MG 2 e a MG52 que vem demonstrando excelentes resultados em termos de produtividade no Semiárido.

A Embrapa possui experimentos nas propriedades de produtores rurais nos municípios de Carira e Poço Redondo, onde pesquisa diversas cultivares de girassol, além de feijão e soja. O principal objetivo é constatar a adaptabilidade das diversas cultivares nos solos e clima da região do Semiárido.

Os produtores de Carira estão confiantes no plantio de girassol na região. O produtor João Alves, de Carira, assentado da reforma agrária, que vem plantando girassol em sua propriedade e cedeu um espaço para as pesquisas da Embrapa comenta: “é possível ter um lucro de 40 a 50% no plantio de girassol”.