29 fevereiro, 2012

BIODIGESTOR PORTÁTIL


MATERIAIS PARA TAMBOR PLÁSTICO DE 200 L:

Tambor plástico de 200 litros com tampa rosqueada;
Esterco fresco de bovinos;
Água sem cloro;
Balde de plástico ou lata;
Mangueira ou cano PVC;
Vedante de preferência;

MATERIAIS PARA GARRAFA PET DE 2L:
Garrafa pet de 2L;
Esterco fresco de bovinos;
Água sem cloro;
Recipiente plástico ou lata;
Mangueira fina;
Vedante de preferência;

COMO FAZER:
Fazer um furo na tampa do tambor e encaixar o pedaço de mangueira ou cano de PVC de modo que não fique com vazamentos. Com a garrafa pet, fazer um furo na tampinha e encaixar a mangueira fina e vedar com durepox a fim de evitar vazamento.
Abastecer o tambor com esterco fresco diluído em água, na proporção de 1:1 de água e de esterco, deixando uma folga no volume do tambor ou garrafa de 10 a 20%.
·         Colocar a tampa no tambor ou garrafa, de modo que a extremidade da mangueira ou cano não fique mergulhada na mistura de esterco e água
·         A outra extremidade da mangueira deve ser mergulhada em um balde ou lata com água. Durante o processo de fermentação a água do balde ficará borbulhando com saída do biogás, quando parar é porque já houve toda a fermentação da mistura e o biofertilizante está pronto. O processo de fermentação dura em torno de 30 dias. Depois de pronto, o biofertilizante deve ser usado antes de completar 30 dias, pois com o tempo ele diminui sua eficiência fitossanitária .

COMO USAR:
O biofertilizante pode ser usado de várias maneiras, porém o método mais eficiente é em pulverizações foliares, que promovem um efeito mais rápido. Neste caso ele deve ser coado antes do uso e diluído em água na proporção de 1 parte de biofertilizante para 20 partes de água e pulverizado nas plantas de modo que cubra folhas e ramos , ao ponto de haver escorrimento .
·                  Pode ser usado também no tratamento de sementes, as quais são mergulhadas no biofertilizante puro por 1 a 10 minutos, secas à sombra por 2 horas e plantadas em seguida.
·                  Tratamento de estacas, toletes, bulbos e tubérculos, os tubérculos, mergulha-los por 1 a 10 minutos no biofertilizante puro, deixar secar à sombra por duas horas e plantar de imediato. Este tratamento aumenta o enraizamento das estacas.
·         Na produção de mudas deve ser usado na rega de canteiros ou dos sacos de mudas, e quando aplicado puro tem um excelente efeito bacteriostático.
·         A parte sólida, resultante da coagem, pode ser usada diretamente nas covas de plantio ou sobre a compostagem.
·         Em hortaliças, as pulverizações devem ser semanais e em fruteiras as pulverizações devem ser mensais
Ilustração para biodigestor em tambor 200L

Ilustração para biodigestor em garrafa pet 2 L