27 fevereiro, 2013

VIDA MARIA

Vida Maria é um curta-metragem brasileiro criado por Márcio Ramos em 2006, baseado na vida dos nordestinos que vivem zona rural do sertão.



Tal curta, expressa exatamente uma realidade que por décadas persiste em nosso semiárido. A cultura de casar-se cedo e ter vários filhos é uma reflexo da falta de instrução, educação e politicas sociais. A infância e a educação muitas vezes privada pelos próprios país, como nos mostra o curta, por acreditarem ser o trabalho o mais importante, sustenta uma sucessão de gerações que apenas sobrevivem ao nosso sertão nordestino.

Para tal, serve de reflexão, para todos e em especial, aos dotados de ferramentas e ou conhecimentos, que possam contribuir de maneira efetiva, para que haja melhoria das condições de vida.
A falta de politicas publicas que visem essas melhorias, já é sabido por todos, mas além disso, a disseminação insuficiente de técnicas e tecnologias adequadas para sobrevivência em zonas semiáridas, sustentam o maior problema. Portanto, em especial aos profissionais das ciências agrárias, nordestinos e sertanejos, façam justiça. 



" Viver no Semiárido é aprender a conviver"


No Nordeste não falta água, falta justiça!
(D. José Rodrigues, bispo emérito da Diocese de Juazeiro-BA)