21 setembro, 2013

Sistema Agrossilvipastoril no Semiárido

AGROSSILVIPASTORIL

AGRO: quer dizer agricultura, ou seja, as culturas agrícolas (milho, arroz, etc).
SILVI : está ligado à produção de árvores, seja para uso da madeira ou de seus frutos.
PASTORIL: vem do pastoreio dos animais.

O Sistema Agrossilvipastoril é um método de produção agroecológica que consiste na associação de pastagem, floresta, agricultura e criação animal em uma mesma área, de maneira simultânea ou escalonada no tempo. Esta atividade promove uma maior conservação dos recursos naturais e o aumento da produtividade e da diversidade de produção agropecuária, se comparado ao modelo convencional. Uma das vantagens do sistema é a otimização da exploração da propriedade, pois o subproduto de uma frente de produção se torna matéria-prima de outra.

O Sistema pode ser implantado em diversas regiões, tomando cuidado para adequar as espécies vegetais e animais à aquelas condições. No caso do bioma caatinga, o uso de espécies nativas vem se priorizando, visto o escasso número de plantas exóticas resistentes ao clima e a necessidade de preservação das mesmas.

Neste contexto, a seguir veremos um modelo de Sistema Agrossilvipastoril implantado na Chapada do Apodi, no assentamento de reforma agrária, Moaci Lucena, localizado no município de Apodi-RN. 

O proprietário, Sr. Iran nos conduz ao Sistema implantado há 8 anos e que cresce 1 ha a cada ano, o mesmo relata que desde a implantação do Sistema, nunca precisou de vender seus animais na época seca, nem mesmo precisou comprar alimento para estes, visto a diversidade do Sistema. Ainda destaque que sempre obteve algum tipo de produção nas diferente épocas do ano, com destaque principalmente produção do mel advinda da prática apícola.


Assentado, Sr. Iran

Sistema implantado

Extração de estacas

Formação de leiras

Área raleada

Leira
Caprinos no Sistema