Rafael Augusto Dantas¹,
Jucier Magson de
Souza e Silva¹,
Paulo Roberto
de Lima Dantas¹,
Ermelinda
Maria Mota Oliveira²,
Thiago
de Miranda Moreira¹,
Cláudia
Careli
Dantas de Oliveira³,
Maria
Vitória Serafim da Silva³, Maraísa
Costa Ferreira¹,
Leonardo Eufrázio Soares4
Orientador: Gualter Guenther
Costa da Silva²
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1Graduando
em Engenharia Florestal UECIA/UFRN, 2Prof° Dr.
da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias/UFRN, 3Graduando em Zootecnia UECIA/UFRN, 4Pós Graduando em Manejo Sustentável
do Semiárido
INTRODUÇÃO
Com
o intuito de atender
à demanda de ensino, pesquisa e extensão na área florestal. Seguindo um modelo
de sucesso em todas as partes do mundo, a área experimental estará apta a
servir de base para realização de atividades de pesquisa com resultados
passíveis de serem repassados para os estudantes em aulas teóricas e práticas.
A partir dessa aplicação básica, serão identificadas e selecionadas as
competências no meio do corpo discente, direcionando-se os estudantes para o
treinamento científico e tecnológico na iniciação científica.
OBJETIVOS
Implantação de três espécies florestais
(Acácia Mangium
– Acácia, Azadirachta
indica - Nim e Mimosa caesalpinifolia
- Sabiá) numa área de experimentação florestal da EAJ/UFRN.
METODOLOGIA
O
experimento foi implantado em abril/2012 após a realização da escolha e
demarcação da área (2 ha), combate à formiga
e preparo do solo. O delineamento experimental foi um fatorial (2x3),
correspondente a seis tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas com
quatro blocos, sendo o fator principal (duas formas de adubação - fundação e
cobertura) e o secundário (espécie), perfazendo um total de 24 parcelas. O
plantio foi realizado no espaçamento 3x3 m, tendo 64 plantas/parcela. Após o
plantio realizou-se várias atividades relacionadas aos tratos culturais
(limpeza, combate à formiga e replantio).
CONCLUSÃO
O experimento para avaliação do
potencial produtivo das espécies Acácia, Nim e Sabiá foi implantado de forma
adequada, servindo para o treinamento científico e tecnológico dos estudantes
de graduação e pós-graduação.
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