09 novembro, 2011

O consórcio com o girassol é possível entre culturas vegetais

Desde o início do cultivo do girassol houve um mito de que o mesmo não suportava consórcio com outras culturas, pois bem, diversas pesquisas na área mostram que isso não passa de um mito, visto que várias culturas podem ser consorciadas com o girassol, como é o caso do feijão, do eucalipto e da brachiaria ruziziensis. É bem verdade que algumas culturas não podem ser consorciadas com o girassol, devido ao seu caráter competidor, até algumas plantas daninhas enfrentam dificuldades em se estabelecer.
Nesse contexto, exemplifiquemos o consórcio do girassol com o feijão, duas culturas de grande importância e de características distintas que se somam para se beneficiar e beneficiar o pecuarista. O primeiro tem como característica de ser fixador de potássio (K), um macronutriente essencial para qualquer planta, essa fixação se deve aos restos culturais rico em K. Já o outro é bastante conhecido pela fixação biológica de nitrogênio (N). O somatório desses dois macronutrientes é excelente para esse consorcio.
O segredo desse consórcio está nas características distintas das culturas, tendo em vista que o ciclo reprodutivo do feijão é menor que do girassol (aproximadamente 60 e 90 dias respectivamente), isso possibilita que os nutrientes disponibilizados pelo feijão sejam aproveitados pelo girassol, quando o mesmo for colhido. Outro fator importante desse consórcio é a altura das culturas, como o feijão é menor que o girassol, a competição por luz inexiste.
Parece um casamento perfeito, contudo, assim como qualquer consórcio de culturas, esse deve ser feito sob orientações corretas, objetivando a máxima produção e o sucesso do mesmo.
Consórcio de eucalipto e girassol
Fonte: http://www.osollo.com.br/fotos/Plantio-casado

Nenhum comentário:

Postar um comentário