25 julho, 2016

Alocação de Biomassa em Clones de Eucalyptus na Região Litorânea do Rio Grande do Norte


Jucier Magson de Souza e Silva (1); Gualter Guenther Costa da Silva (2); Ermelinda Maria Mota Oliveira (3); Paulo Rogério Soares de Oliveira (4); Leonardo Eufrázio Soares (5)

 (1) Estudante de graduação em Engenharia Florestal; UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte; jucier.magson@gmail.com; 
(2) Professor, UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte, gualtermve@gmail.com; 
(3) Professora, UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte; ermelindamota@yahoo.com.br; 
(4) Professor, UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte; proliveira@ufrnet.br; 
(5) Pós-Graduando em Manejo Sustentável do Semiárido, UFRN/Universidade Federal do Rio Grande do Norte; leonardozootecnia@hotmail.com. 

RESUMO: A alocação de biomassa em espécies florestais é variável de acordo com o compartimento da árvore considerado: lenho, galhos, folhas, casca e raízes. A proporção de biomassa alocada nos diferentes compartimentos é importante para se determinar qual material genético alocará mais biomassa para o compartimento de interesse. O objetivo deste trabalho foi determinar a alocação de biomassa nos compartimentos da parte aérea em três clones de Eucalyptus (MV0224, MV0441, MV001), após o primeiro ano de plantio. O trabalho foi realizado no plantio localizado na área de experimentação florestal da Escola Agrícola de Jundiaí. Para determinação da biomassa nos diferentes compartimentos utilizou-se o método destrutivo, para tanto foram abatidas 8 árvores médias, de cada clone, que tiveram suas partes separadas e pesadas. Para cada árvore abatida uma amostra de cada compartimento foi retirada e levada ao laboratório para determinação da massa seca. Os clones MV001 e MV0224 apresentaram maior alocação de biomassa nos compartimentos Madeira (39.50 e 35.64 %) e folha (33.71 e 33.94 %), seguidos pelos compartimentos galho (17.17 e 18.69 %) e casca (9.61 e 11.72 %) respectivamente. O clone MV0441 apresentou maior alocação no compartimento folha (41.84 %), seguido respectivamente pelos compartimentos Madeira (31.37 %), galho (19.92 %) e casca (6.86 %). A alocação de biomassa dos clones MV001, MV0224 e MV001 é dependente da espécie e do compartimento da árvore. 

Palavras-chave: Eucalipto, Alocação, Biomassa.


Texto completo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário