28 outubro, 2012

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL PRODUTIVO DE ESPÉCIES FLORESTAIS (Acácia, Nim e Sabiá) NA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ (EAJ)/UFRN: IMPLANTAÇÃO DE EXPERIMENTO


Rafael Augusto Dantas¹, Jucier Magson de Souza e Silva¹, Paulo Roberto de Lima Dantas¹, Ermelinda Maria Mota Oliveira², Thiago de Miranda Moreira¹, Cláudia Careli Dantas de Oliveira³, Maria Vitória Serafim da Silva³, Maraísa Costa Ferreira¹, Leonardo Eufrázio Soares4
Orientador: Gualter Guenther Costa da Silva²
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1Graduando em Engenharia Florestal UECIA/UFRN, 2Prof° Dr. da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias/UFRN, 3Graduando em Zootecnia UECIA/UFRN, 4Pós Graduando em Manejo Sustentável do Semiárido

INTRODUÇÃO

Com o intuito de  atender à demanda de ensino, pesquisa e extensão na área florestal. Seguindo um modelo de sucesso em todas as partes do mundo, a área experimental estará apta a servir de base para realização de atividades de pesquisa com resultados passíveis de serem repassados para os estudantes em aulas teóricas e práticas. A partir dessa aplicação básica, serão identificadas e selecionadas as competências no meio do corpo discente, direcionando-se os estudantes para o treinamento científico e tecnológico na iniciação científica.

OBJETIVOS

Implantação de três espécies florestais (Acácia Mangium – Acácia, Azadirachta indica - Nim e Mimosa caesalpinifolia - Sabiá) numa área de experimentação florestal da EAJ/UFRN.

METODOLOGIA

O experimento foi implantado em abril/2012 após a realização da escolha e demarcação da área (2 ha), combate à formiga  e preparo do solo. O delineamento experimental foi um fatorial (2x3), correspondente a seis tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas com quatro blocos, sendo o fator principal (duas formas de adubação - fundação e cobertura) e o secundário (espécie), perfazendo um total de 24 parcelas. O plantio foi realizado no espaçamento 3x3 m, tendo 64 plantas/parcela. Após o plantio realizou-se várias atividades relacionadas aos tratos culturais (limpeza, combate à formiga e replantio).



CONCLUSÃO

O experimento para avaliação do potencial produtivo das espécies Acácia, Nim e Sabiá foi implantado de forma adequada, servindo para o treinamento científico e tecnológico dos estudantes de graduação e pós-graduação.




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