27 outubro, 2012

CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE UM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO NO CAMPO EXPERIMENTAL DA UNIDADE ACADÊMICA ESPECIALIZADA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – MACAÍBA/RN.


Cláudia Careli Dantas de Oliveira¹, Maria Vitória Serafim da Silva¹, Jucier Magson de Souza e Silva², Ermelinda Maria Mota Oliveira³, Igor de Paula Lopes Aureliano4, Leonardo Eufrázio Soares5, Thiago de Miranda Moreira², Ísis Simone Fortaleza Gomes¹, Gean Carlos da Silva Santos6
Orientador: Gualter Guenther Costa da Silva³
_________________________________________________________________________________________________________________
1Graduando em Zootecnia UECIA/UFRN, ²Graduando em Engenharia Florestal UECIA/UFRN, ³Prof° Dr. da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias/UFRN, 4Mestrando em Produção Animal UECIA/UFRN, 5Pós Graduando em Manejo Sustentável do Semiárido, 6Estudante do Técnico Agrícola EAJ/UFRN

INTRODUÇÃO

    A análise química do solo é o principal critério para avaliar sua fertilidade,  e consequentemente, a necessidade de adubação. No caso específico do campo experimental da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias (EAJ), existe a necessidade de avaliação da fertilidade do NEOSSOLO QUARTZARÊNICO, para  permitir um adequado manejo nutricional dos  vários pomares (Caju, Pinha, Graviola e Maracujá),  capineiras, e da palma forrageira.

METODOLOGIA

       O trabalho foi realizado no campo experimental da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias no município de Macaíba/RN. Foram coletadas 10 amostras simples, em pontos aleatórios, para compor uma amostra composta, nas profundidades 0 – 20 e 20 – 40 cm, utilizando um trado tipo caneca. As amostras foram analisadas no Laboratório da EMPARN em Natal – RN. Nas análises químicas além das determinações de pH (em água na proporção de 1:2,5), foram realizadas análises de macro (Ca, Mg, P, K) e micronutrientes (Cu, Fe, Mn e Zn),  sendo os teores K e Na determinados por fotometria de chama, P por espectrofotometria do visível (660 nm); enquanto, os micro foram extraídos por Mehlich-1 e determinados por espectrofotometria por absorção atômica, todas as análises em acordo com as recomendações  da EMBRAPA (1997).


RESULTADOS

     O solo apresenta acidez fraca variando de 6,32 até 6,02, nesse caso não se recomenda aplicação de calcário. Estes fatores refletem ausência de alumínio. Por outro lado os teores de Ca e Mg estão muito baixos nas duas profundidades( 0,40 e 0,25) e (0,16 e 0,10) respectivamente. Para culturas exigentes em cálcio é necessário que se faça aplicação de Ca e Mg por meio de calagem. A porcentagem de sódio trocável foi 10, indicando uma ligeira sodicidade. Apesar da saturação por bases apresentar o valor médio de 48%. Esse valor não reflete a fertilidade atual do solo, pois parte significativa do complexo de troca está bloqueada pelo Na. Em geral, os teores de P (2 e 1) e K (46 e 12 mg/dm3) bem como os de micronutrientes Fe (8,5  e 11,3), Zn (1,46 e 1,05), Cu (0,2 e 0,08) e Mn (1,08 e 0,54 mg/dm3)  para as camadas de 0 – 20 e 20 – 40 cm variam de muito baixo, baixo e médio.
       A disponibilidade dos nutrientes variou de muito baixa (P, Cu e Mn), baixa (Fe) e média (K e Zn), indicando, em geral, uma baixa fertilidade para o Neossolo Quartzarênico. Os teores muito baixos de cálcio e magnésio, sinalizam que para culturas mais exigentes há necessidade de complementação por meio da calagem apesar do valor do pH está em nível adequado. O Percentual de sódio indica uma ligeira sodicidade, alertando para o manejo da irrigação. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário